Sociologia Clínica participa do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia

Brasília recebeu, entre os dias 26 e 29 de julho de 2017, o 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, que teve como tema « Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais ». O tema escolhido busca fazer um convite à reflexão a respeito das condições sociais e institucionais que permeiam a produção sociológica atual em distintos cenários nacionais, regionais e/ou locais e também no espaço transnacional. A utilização de sociologias, no plural, visa a incentivar a discussão da multiplicidade de configurações teóricas, conceituais e metodológicas que perpassam a produção sociológica contemporânea, em distintos contextos sociais. Neste sentido, destaca-se a diversidade de questões sociológicas que vem sendo exploradas segundo, regiões, locais e países, bem como, as distintas trajetórias históricas no desenvolvimento das sociologias produzidas em diversos âmbitos nacionais.

E a sociologia clínica se fez presente organizando, pela primeira vez na história do evento mais importante da sociologia no Brasil, um Grupo de Trabalho (GT) voltado a esse tema. A organização desse Grupo de Trabalho de Sociologia Clínica (GT 36) objetivou estreitar o diálogo entre pesquisadores brasileiros que encontram na Sociologia Clínica o aporte teórico-metodológico para suas pesquisas. O GT foi proposto e coordenado por Christiane Girard Ferreira Nunes (UnB), Teresa Carreteiro (UFF) e Pedro Isaac Silva (IFB).

Tendo em vista que a Sociologia Clínica já conta com o reconhecimento das organizações internacionais de Sociologia (Associação Internacional de Sociologia – ISA e Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa – AISLF), a organização do primeiro GT de Sociologia Clínica em um Congresso Brasileiro de Sociologia constitui um avanço na consolidação dessa área no Brasil, estando em consonância com o que vem sendo desenvolvido internacionalmente na Sociologia e fomentando o diálogo entre os grupos de pesquisa que vêm se formando em nosso país nos últimos anos.

Os trabalhos apresentados no GT demonstraram a diversidade de temas trabalhados pela Sociologia Clínica e permitiram um debate enriquecedor para todos os presentes. 

Os anais do evento, com as publicações completas dos trabalhos apresentados, podem ser conferidas no site do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée.