Sociologia Clínica participa do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia

Brasília recebeu, entre os dias 26 e 29 de julho de 2017, o 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, que teve como tema « Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais ». O tema escolhido busca fazer um convite à reflexão a respeito das condições sociais e institucionais que permeiam a produção sociológica atual em distintos cenários nacionais, regionais e/ou locais e também no espaço transnacional. A utilização de sociologias, no plural, visa a incentivar a discussão da multiplicidade de configurações teóricas, conceituais e metodológicas que perpassam a produção sociológica contemporânea, em distintos contextos sociais. Neste sentido, destaca-se a diversidade de questões sociológicas que vem sendo exploradas segundo, regiões, locais e países, bem como, as distintas trajetórias históricas no desenvolvimento das sociologias produzidas em diversos âmbitos nacionais.

E a sociologia clínica se fez presente organizando, pela primeira vez na história do evento mais importante da sociologia no Brasil, um Grupo de Trabalho (GT) voltado a esse tema. A organização desse Grupo de Trabalho de Sociologia Clínica (GT 36) objetivou estreitar o diálogo entre pesquisadores brasileiros que encontram na Sociologia Clínica o aporte teórico-metodológico para suas pesquisas. O GT foi proposto e coordenado por Christiane Girard Ferreira Nunes (UnB), Teresa Carreteiro (UFF) e Pedro Isaac Silva (IFB).

Tendo em vista que a Sociologia Clínica já conta com o reconhecimento das organizações internacionais de Sociologia (Associação Internacional de Sociologia – ISA e Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa – AISLF), a organização do primeiro GT de Sociologia Clínica em um Congresso Brasileiro de Sociologia constitui um avanço na consolidação dessa área no Brasil, estando em consonância com o que vem sendo desenvolvido internacionalmente na Sociologia e fomentando o diálogo entre os grupos de pesquisa que vêm se formando em nosso país nos últimos anos.

Os trabalhos apresentados no GT demonstraram a diversidade de temas trabalhados pela Sociologia Clínica e permitiram um debate enriquecedor para todos os presentes.

Os anais do evento, com as publicações completas dos trabalhos apresentados, podem ser conferidas no site do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia.