[Entrevista com Vincent de Gaulejac] Por que o mundo do trabalho se torna paradoxal? Consequências para as pessoas, as instituições e a política

Acaba de ser publicada entrevista conduzida com Vincent de Gaulejac, na ocasião de sua participação no II Encontro do Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho (LIST), II Simpósio Psicologia e Trabalho: Dimensões Sociais e Subjetividade, que ocorreu na cidade de Maringá, Paraná (Brasil), entre os dias 21 e 23 de novembro de 2018.

Intitulada Por que o mundo do trabalho se torna paradoxal? Consequências para as pessoas, instituições e à política, a entrevista foi publicada em português e inglês, na revista Psicologia em Estudo, número 25, de 2020.

Vincent de Gaulejac falou sobre os paradoxos produzidos no mundo do trabalho e suas transformações, desde o lançamento do livro O poder das organizações (1979) até a atualidade. Ao discorrer sobre os instrumentos de pesquisa e intervenção da Sociologia Clínica, é apresentada uma via profícua de ação, assentada na desconstrução das injunções paradoxais e na compreensão das vivências dos trabalhadores. Discutiu-se também o desenvolvimento da Sociologia Clínica no Brasil e o papel da Rede Internacional de Sociologia Clínica como espaço de co-construção de saberes e práticas.

Entrevista em Português: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/48212/751375150763

Entrevista em Inglês: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/48212/751375150764

Link geral: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/48212