Publicação: Desse Jeito Não Dá Mais: Trabalho doente e sofrimento mental

Mais uma publicação que dialoga com a Sociologia Clínica acaba de se materializar. Trata-se do livro Desse Jeito Não Dá Mais: Trabalho doente e sofrimento mental, organizado por Marcia Bandini, Sergio de Lucca e Agnus Lauriano. Refletindo sobre as questões mais urgentes e contemporâneas do trabalho e seus impactos sobre a saúde mental, o livro traz ainda um capítulo de Vincent de Galuejac, que dialoga com suas obras mais recentes ainda não traduzidas para a língua portuguesa.

A ordem econômica, política e social mundial vem produzindo, pelo menos, três grandes tragédias humanitárias. A primeira se refere ao acentuado crescimento da desigualdade. Desigualdade social e política entre regiões, classes, culturas, gêneros e etnias. Isto apesar do contínuo aumento do produto internos bruto dos países ricos.

A segunda catástrofe se refere à progressiva destruição do planeta, resultando na gravíssima crise climática. O terceiro desastre se refere a destruição dos direitos dos trabalhadores com base na alegação de que impediriam o desenvolvimento econômico. Por meio de uma ofensiva ideológica global, logrou-se aprovar, na maioria das nações, contrarreformas constitucionais que anularam políticas públicas que protegiam o trabalho.

O livro “Desse jeito não mais! Trabalho doente e sofrimento mental” trata de como a desregulamentação do trabalho contemporâneo afeta negativamente as relações pessoais e sociais. Demonstra como esse aumento exponencial da exploração, da precarização e do autoritarismo na gestão resulta também em sofrimento mental. Investiga a relação entre degradação do trabalho e enfermidades, entre as quais o suicídio.

O livro relata, ainda, estratégias de resistência à demonização do trabalho e dos/as trabalhadores/as. Experiências locais, sindicais e intersetoriais que demonstram a possibilidade e a necessidade de se lutar contra a desigualdade, em defesa do meio ambiente e do trabalho saudável.

— Gastão Wagner de Sousa Campos,

Professor titular de Saúde Coletiva da UNICAMP.

O capítulo 2, « Por que as organizações paradoxantes nos fazem perder a razão? » foi escrito por Vincent de Gaulejac.

Desse Jeito Não Dá Mais (vol. 1) encontra-se disponível para pré-venda na página da Editora Hucitec, em https://lojahucitec.com.br/produto/desse-jeito-nao-da-mais-trabalho-doente-e-sofrimento-mental-marcia-bandini-sergio-de-lucca-agnus-lauriano-org/

O lançamento oficial será em 20 de setembro, às 11:15h, no Centro de Convenções da UNICAMP, na Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz – Barão Geraldo, Campinas, durante o Fórum « Sofrimento mental e suicídio relacionados ao trabalho.

Mais informações em https://www.proec.unicamp.br/forum-permanente-sofrimento-mental-e-suicidio-relacionados-ao-trabalho-2/